O CERRADO PEDE SOCORRO

 

WILSON JOSÉ RODRIGUES GOMES*

21/08/2005  

 

Os impactos sobre o bioma cerrado, causados por um modelo de ocupação indiscriminado e irresponsável são visíveis e podem ser caracterizados pelos seguintes efeitos: empobrecimento genético do bioma; êxodo de pessoas para as cidades; empobrecimento dos ecossistemas; destruição da vegetação natural; extinção da fauna nativa; diminuição e poluição dos mananciais hídricos; compactação e erosão dos solos; assoreamento dos rios, riachos e nascentes; contaminação química das águas; proliferação de doenças, etc.

Estatísticas apontam que 24% da vegetação brasileira compõe-se de cerrado, essas mesmas estatísticas indicam que mais de 40% desta área estão comprovadamente perdidos ou degradados.

No meio desse caos ecológico, ainda que timidamente, já se vislumbra uma centelha de preocupação com o meio ambiente, e, conseguintemente com a sobrevivência do planeta Terra e de todos os seres que ela habitam. É o caso de um proprietário rural nas imediações de Goiânia, que sem derrubar uma árvore sequer do cerrado fez a aração do terreno destinado ao plantio de pastagens, como mostra a foto. Parabéns, brasileiro!

Responsabilidade social é para todos, inclusive você.

 


 (*) Advogado, técnico de segurança do trabalho e consultor de empresas na área de saúde e segurança do trabalho.

       

Sair