EVEREST, A MONTANHA ENCANTADA 

 

Lucas Araújo Lustosa*

 

22/10/2003

 

 

 

O Everest é um lugar encantado, um lugar pra ninguém botar defeito. Falar sobre o Everest me inspira orgulho, amor, carinho, nostalgia e alegria. Tenho viajado muito no mundo dos livros e cheguei a uma conclusão: o Monte Everest, com seus 8.850mts de altura, é um lugar muito emocionante, talvez o ponto mais emocionante do Planeta Terra.

 

Ele se situa na Ásia, no Himalaia, capital do Nepal, que é um imenso lugar. A região é extremamente fria e congelante, mas eternamente, incontestavelmente perfeita. Neste nosso planeta imenso e tão cheia de problemas a única coisa perfeita é ela, a montanha Everest, deusa mãe do mundo!

 

Existem, claro, outras muitas montanhas, vamos lá às mais altas do mundo:

1º - Everest - 8.850m, no Nepal

2º - K2 - 8.611m - Paquistão

3º - Kanchenjunga - 8.598m - Nepal

4º - Lhotse - 8.501m - Nepal

5º - Makalu - 8.463m - Nepal

6º - Lhotse Shar - 8.383m - Nepal

7º - Cho Oyu - 8.201m - Nepal

8º - Dhaulagiri - 8.167m - Nepal

9º - Manaslu - 8.156m - Nepal

10º - Annapurna - 8.091m - Nepal

 

Todas essas montanhas são lindas e intrigantes, todas esplêndidas, porém, as que mais me inquetam e fascinam são Everest e K2.

 

Nosso querido brasileiro, Waldemar Niclevicz, há oito anos atrás, escalou o Everest e deixou lá fincada a nossa linda bandeira. Niclevicz é o máximo e nos deixou orgulhosos. Não só ele, também Mozart Catão, que o acompanhou à conquista do Everest. Porém Catão morreu tragicamente, ao tentar escalar o Aconcágua, em 1998. Esses dias de alegria e também de tristezas estarão sempre marcados nos corações daqueles que amam a “conquista das montanhas”.

 

Os primeiros no mundo a escalarem o desafiador Everest, no dia 29 de maio de 1953, há exatos 50 anos atrás, foram Edmund Hillary e Tenzing Norgay. São eles os primeiros homens a pisarem no topo da montanha mais alta da Terra. A ele rendemos as nossas homenagens. São 50 anos de conquista da montanha sagrada.

 

Como diz o meu escalador preferido, Niclevicz: “Sabemos que todos nós temos uma montanha para subir. Vá em frente, conquiste-a, faça renascer as possibilidades da sua vida. Você consegue, você é capaz.”

 

Vencer os desafios do Everest é um privilégio que têm alguns homens, mas vencer os desafios da vida é um privilégio que temos todos nós.  

 

 

* Lucas Araújo Lustosa é dianopolino, tem 19 anos, apaixonado por esportes radicais principalmente escaladas de montanhas.(Apesar de não praticar.)

 Lê também muitos livros sobre o assunto e tem uma pequena biblioteca.