Ufanismo não é o DNA de DNO
Publicado no Jornal do Tocantins em agosto/05
Geraldo Ivan Oliveira da
Cruz
é mestre em Administração e Educação Ambiental
geraldoivan@to.sebrae.com.br
Na contra-mão da estima nacional, arranhada pela política avessa, cunhada na inescrupulosidade e na libertinagem democrática, o ufanismo propaga a prática de valores descomedidos atribuídos a uma nação ou uma localidade e que foi uma constante no regime militar, vindo a sucumbir com a dissolução do Ato Inconstitucional N° 5 o famigerado A.I.5 que trouxe de volta ao país os anteufanistas.
Quanto ao DNA não é preciso ser químico de formação para se saber que esta substância de nome técnico quase impronunciável, chamado àcido desoxirribonucléico permite identificar os genes que compõe a formação de um ser.
Já que entramos pelo campo das conceituações, e DNO a que se refere?Para os menos íntimos devemos esclarecer que DNO é a grafia apressada, abreviada e de pronuncia jovial usada para identificar carinhosamente a nossa querida Dianópolis, cidade ímpar na sua condição de mãe dos dianopolinos e de cidadãos que sabem valorizar a qualidade do ar que se respira, contemplam o céu estrelado nas noites claras, sentem na pele o frescor do clima ameno que inspira romantismo para os enamorados e propicia animadas conversas entre amigos e compadres. Ainda hoje é comum em municípios mundo afora, vermos e ouvirmos cidadãos ufanamente falando com muito amor dos locais onde nasceram e às vezes até mesmo com um pseudo direito de propriedade, atribuindo valores impróprios aos atributos que caracterizam a terra onde foram concebidos.
Dianópolis é uma terra que está acima de qualquer ufanismo exarcerbado, que às vezes tenta futilmente dignificar o indigno ou venerar o invenerável. Dianópolis é digna dos filhos que nela nasceram e ficaram semeando cordialidade, paz e harmonia, permeando o desenvolvimento que contribui para a dignidade humana. Este município é digno também pelos seus filhos ilustres que souberam romper fronteiras e levaram suas competências e o verdadeiro espírito dianopolino como vetores de desenvolvimento para outros centros. Falo de Dianópolis com satisfação e muito gosto, porém a minha realidade é de referenciar esta aconchegante cidade como berço acolhedor de quem nasceu em outro berço.
Conheço dezenove estados brasileiros, tive oportunidade de visitar grandes centros econômicos e turísticos tais como: Buenos Aires, Palma de Mallorca, Barcelona, Roma e Paris, tendo vivido metade de minha vida em Minas Gerais onde nasci e outro tanto em São Paulo; no entanto dois anos tem sido para mim tempo mais do que suficiente para dizer que pela sua beleza natural, pela história de luta do seu povo, pela política que corre como sangue nas veias dos seus cidadãos e pelo acolhimento proporcionado, Dianópolis é definitivamente uma porção privilegiada das terras tocantinenses, que pela localização geográfica, pelo pulsar de sua vida e pelo aconchego proporcionado aos irmãos que aqui chegam, pode ser chamada de coração do Brasil.
Aqui no coração do Brasil o DNA de DNO mostra que da mesma forma que é inconseqüente choramingar insucesso de ações mal empreendidas no passado, é maravilhoso viver dignamente contemplando o futuro próspero que se aproxima trazido pelas águas de seus rios. São barragens que represam e inundam de esperanças até mesmo os mais céticos. Canais irrigam prognósticos de desenvolvimento socioeconômico, através da geração de mais empregos, frutificando novas oportunidades de negócios e promovendo desde já a elevação do padrão de qualidade de vida de toda a comunidade.
Precisamos deixar de lado a pequinês do individualismo e com provimento e inspiração divina fazer valer a competência dos dianopolinos, sejam eles filhos verdadeiros ou adotivos.
Dianópolis dispensa o ufanismo. O município está acima das críticas inconseqüentes e das vaidades pessoais. DNO saberá retribuir o comprometimento em torno do seu projeto de desenvolvimento, que trará mais pujança na busca da consolidação do município como pólo da Região Sudeste do Tocantins.
No DNA de DNO os genes são identificados como atributos vivos que contribuem para o desenvolvimento sustentável, na busca de dias melhores para os filhos comprometidos com esta verdadeira mãe gentil, instalada no seio de uma sui generis pátria de nome Brasil.
Agosto mês de aniversário de Dianópolis. A família dianopolina está em festa e todos merecem comemorar! Que tal com uma boa pizza assada em forno a lenha e um bom vinho?
Faço crer que uma boa pizza como as di Napoli, Dianópolis também tem!Nos dias 25, 26 e 27 de agosto Dianópolis estará realizando a sua VI Feira de Negócios, a chamada Fenedian acontecerá juntamente com uma extensa programação de shows promovida inteiramente grátis para dianopolinos e visitantes.
Viva os 121 anos da cidade das Dianas, dos Josés, dos Joãos, das Marias, dos Silva, dos Povoa, dos Valentes, dos Aires e de tantos outros que construíram e contribuem para o desenvolvimento deste maravilhoso pedacinho de mundo!
Feliz Aniversário Dianópolis!