AQUECIMENTO GLOBAL – MEMORIA CURTA
CARLOS CAMBLOR SUÁREZ*
ccamblor@uol.com.br
24/03/2007
Nos últimos tempos está na moda falar do aquecimento global e culpar a humanidade pelo fato comprovado que a temperatura no globo terrestre está aumentando. Mas porque a surpresa?; O planeta terra está neste processo de aquecimento faz muitos anos, alias aproximadamente 12.000 anos época da ultima glaciação que coincide com o aparecimento dos primeiros vestígios humanos, de lá para cá a temperatura vem aumentando, as geleiras derretendo e a tendência natural e que um dia a vida, pelo menos a forma de vida como a conhecemos, acabará.
O que nos podemos fazer para evitar isso?, Absolutamente nada.
O universo tem suas próprias leis, a terra é apenas um planeta minúsculo que faz parte de um sistema solar entre milhões de outros e que por sua vez também um dia acabará, não esqueçamos que o nosso Sol e apenas uma estrela que como todas as outras um dia nasceu e um dia vai morrer, os astrônomos observam diariamente estrelas nascendo e morrendo.
O universo está em movimento, alias em expansão, (Lembram do Einstein?), é muita pretensão nossa achar que posamos interferir de alguma forma nas leis do universo, mesmo aqui perto, na nossa Terra. Alguém consegue segurar o movimento das placas tectônicas que provocam os terremotos e desastres como o último “tsunami” na Ásia?.
Vamos ser realistas, a Terra nos seus milhões de anos de existência já passou por diversos cataclismos em que as formas de vida existentes na época foram eliminadas. Qual é a origem se não, do carvão, do petróleo, do gás, os chamados combustíveis fosseis?. Fosseis de que?.
A idéia de que se nos cuidarmos direitinho do meio ambiente conservando tudo da forma como está sem cortar mais nenhuma arvore e deixado de emitir CO2 na atmosfera vamos paralisar o aquecimento global, como apregoam muitos ecologista e multidão de ONGs, é pura ilusão.
Essa idéia só tem sentido para quem acredita no Criacionismo, em que a Terra é o centro do universo e Deus criou todas as coisas em sete dias, por tanto basta serem conservadas da forma como Ele as criou e permaneceram assim por toda a eternidade.
É claro que todas as crenças merecem respeito, mas infelizmente, a ciência tem demonstrado e a própria Igreja reconhece que as coisas não são assim, por tanto seria bom reconhecer a nossa incapacidade de alterar as leis do universo e parar de nos culpar cada vez que acendemos a churrasqueira pela nefasta contribuição ao aquecimento global.
* É engenheiro e residente em Dianópolis