Fielmente como está escrito no original:

 

INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO

    

                   

 

                        Com as devidas formalidades e brilhantismo (465#4)* ao meio, foi instalado e inaugurado hoje o Ginásio João d’Abreu com as seguintes formalidades: As 9 da manhã no edifício do Ginásio foi celebrado uma solene Missa Cantada pelo reverendo padre João Magalhães Cavalcante com grande assistência de convidados e voluntários vindos de outros municípios e até Estados. Especialmente para este fim vieram do Rio de Janeiro dr. João d´Abreu, dr. João Rodrigues Leal e um redator repórter do grande Jornal do Rio “Diário de Notícias” o nosso querido Bispo de Porto Nacional D. Alano, os professores dr. Wilson de Azevedo e Silva e sua exma. Esposa d. Sulamita do Rio de Janeiro pessoas de outros municípios e Estados.

                        Terminado a Missa, foi pelo secretário do Ginásio feito a chamada das pessoas que deviam compor a mesa de instalação, para a devida instalação, ficando assim composta: Padre Magalhães como seu Presidente as demais como membros dr. João d´Abreu, dr. João Rodrigues Leal, o representante do Diário de Notícias, o prefeito municipal Dário Rodrigues Leal, o seu secretário Antônio Costa Ribeiro o presidente da Câmara Augusto Rodrigues de Santana, o promotor público Francisco Costa Ribeiro, os professores do Ginásio dr. Wilson de Azevedo e Silva, d. Sulamita de Azevedo e Silva o ex-prefeito Benedito Costa Povoa, os professores e diretor do colégio dr. João d´Abreu, Coquelin Ayres Leal e D. Custodiana Costa Ayres e o cidadão Casimiro Costa.

                        Composta a mesa assumiu a presidência o reverendo pe. Magalhães que declarou aberta a seção e em eloqüente discurso disse a sua finalidade ser para a inauguração do Ginásio “João d’Abreu” nesta cidade estabelecimento tão (466#7) o quanto preciso para o engrandecimento e levantamento nos centros do nosso grande Brasil, dando em seguida a palavra ao dr. João d’Abreu que com a sua vibrante palavra e competência disse da sua satisfação pela realização de tão grande acontecimento para o qual de sua parte como filho do Norte e representante do Estado tinha feito o que lhe foi possível com a devida cooperação do dr. João Rodrigues Leal e nosso querido Bispo D. Alano, mais que, tudo isto seria baldado(?) se não encontrassem a base feita para o fim pelos professores do colégio “João d’Abreu” Coquelin Ayres Leal e Custodiana Costa Ayres estes incansáveis batalhadores pelo progresso e engrandecimento desta terra, pois a eles se devia a construção dos alicerces para este edifício em que sempre contarão com a boa vontade dos elementos locais e com a dinâmica atuação do nosso ex-prefeito Benedito Povoa e do nosso atual Dário Rodrigues Leal.

                        Em seguida foi dada a palavra ao representante do “Diário de Notícias” que com o seu tino (466#31) e competência de descrição dos acontecimentos disse do que tinha visto e estava vendo nesta pequena cidade do centro(?) central(?) do Brasil, do  modo e cultura relativa de um povo central, mais que, tudo fazem para o engrandecimento e seu nivelamento ao saber e ao viver condignamente achando pois satisfeito com o que viu e  conheceu, como brasileiro, cooperador e julgador dos acontecimentos do seu Brasil.

                        Em seguida foi dada a palavra ao Prefeito tendo em seu nome falado o seu secretário que disse sentir-se satisfeito pelo atual acontecimento ao qual além de vir prestando a sua cooperação prometia a continuidade.

                        Dada a palavra a quem mais quisesse falar foi pelo estudante Tasso Casimiro Costa Jacobina em nome do seu avô Casimiro Costa feito a seguinte oração:

                        “Senhores,

                        Venho pedir a palavra não para fazer um discurso dos elogios que o caso de que se trata hoje  tanto merece dado a minha incompetência em matéria de instrução e sim para com o reconhecimento de um dos beneficiados com a criação deste estabelecimento de ensino para a mocidade deste centro central do coração do nosso querido Brasil. Agradecer reconhecidamente a criação e instalação do Ginásio João d’Abreu.

                        A criação deste tão precioso quanto proveitoso estabelecimento de ensino é o maior dentre outros milagres que se tem realizado nesta nossa pequena e querida cidade. Disse milagre não considerando como obra do acaso, e sim, de realizações por (467#31) esforços dos seus obreiros.

                        Dianópolis para o seu precioso cultivo intelectual e moral depois de uma revolução que quase fazia desaparecer com os seus princípios de civilização, teve a felicidade de contar com este casal de ilustríssimos professores Coquelin Ayres Leal e Custodiana Costa Ayres, para fazerem o seu levantamento intelectual, social e conseqüentemente  moral com a instrução carinhosa instrutiva educativa e religiosa. Foi este casal que depois de serem professores primário estadual fundaram o proveitosíssimo colégio Dr. João d’Abreu cujo aproveitamento serviu de base para a fundação do hoje ginásio “João d’Abreu”.

                        Senhores, como sabemos, nenhum edifício pode ser levantado sem a base dos seus alicerces por maior boa vontade e competência que tenham os seus obreiros, assim pois, foi baseado nestes princípios e realidade que os ilustres patrícios dr. João d’Abreu e dr. João Rodrigues Leal (468#17) idealizaram e realizaram a fundação do atual Ginásio “João d’Abreu que temos o prazer e gloria de assistir sua instalação e inauguração. Estes grandes obreiros contaram com o apoio e precisa cooperação do nosso dinâmico ex-prefeito Benedito Povoa continuando contaram com o preciso auxilio do seu imediato nosso atual prefeito Dário Rodrigues Leal além da boa vontade e cooperação de todos os pais de família local. Contaram também com a boa vontade do corpo docente dos atuais professores que deixando as suas comodidades nos centros adiantados vieram fazer parte nos princípios do nosso levantamento instrutivo. Contaram ainda e mais que tudo com a cooperação valiosíssima  do nosso querido Bispo D. Alano em tudo que se prendia a sua boa  e fecunda organização, desde o seu corpo docente instrutivo ao religioso, cujos para o bem da humanidade, como ele o sabe e é um dos maiores cultores devem marcharem irmanados. Foi ainda para nosso benefício que ele nos cedeu um Padre efetivo para nossa freguesia e um para Diretor do Ginásio, conseguindo também a vinda de Irmãs Religiosa para professoras e diretora do internato. Estão, pois de parabéns os professores do colégio “Dr. João de Abreu”, com o grande contingente fornecido dos seus alunos pelo exame de admissão, para instalação do Ginásio, prova provada dos seus esforços e competência. Senhores professores Coquelin Ayres Leal e Custoriana Costa Ayres, maiores obreiros da instrução e educação do nossos meio, senhores Dr. João d’Abreu e Dr. João Rodrigues Leal, Exmo. D. Alano, sr. ex-prefeito Benedito Costa Povoa e atual Dário Rodrigues Leal, srs. Professores do corpo docente deste Ginásio srs. Pais de família e mais pessoas que concorrerão para o engrandecimento e levantamento de nossa terra, srs. Hospedes convidados e voluntários que vieram assistir a inauguração deste Ginásio ai fica o meu preito de homenagem e gratidão a todos.

                        Exmo. Sr. Diretor e demais professores do Ginásio “João d’Abreu” ai está a mocidade desta terra para recebera as suas sábias lições e ensinamentos para o caminho a seguirmos com proveito no viver. Exmo. Diretor Padre Magalhães, graças ao Bom Deus, está (469#32) o futuro desta mocidade, a um dos dignos ministros da Igreja que saberá desvia-la da onda maligna que vem contaminando parte da humanidade com desrespeito aos princípios fundamentais da Sagrada Doutrina do nosso meigo Jesus Nazareno.

                        Mocidade Dianopolina, ai estão abertas as portas de um estabelecimento de ensino aos Professores para o seu preciso cultivo, precisando, porém agora é reconhecerem esta necessidade respeitando e acatando as suas sábias lições pessoais e bom exemplo.

                        Terminando, faço votos ao nosso Criador pela felicidade em geral de todos”

                        Em seguida, foi entregue pelo Dr. João Rodrigues Leal, os primeiros por ele e o (?) Dr. João d’Abreu dados aos alunos do exame de Admissão, com classificação seguinte: 2.(?) 1ºs, 1.2º, 1.3º e 1.4º, que (470#17) aos seguintes alunos: O 1º de 1:000,00 (470#19) na admissão geral a João Leal Costa e aos do grupo do Colégio “Dr. João d’Abreu”  os seguintes: Primeiro de 1:000,00 (?) Doracy Ayres Rodrigues, segundo de 500,00 (?) a Tasso Casimiro Costa Jacobina, Terceiro de 300,00 (?) a Pery Povoa Ayres e quatro de uma linda caneta tinteiro a Maria Benedita Fernandes Rodrigues.

                        Terminado, foi encerrado a sessão com a declaração de se achar inaugurado o Ginásio “João d’Abreu” e convite para em seguida servirem-se de um churrasco oferecido pelo Prefeito e terminado fazermos o bota fora do Dr. João d’Abreu e seu companheiro o representante do “Diário de Noticias” até o aeroporto desta cidade, em cuja ocasião receberíamos o nosso querido Bispo, vindo de Porto Nacional, o que se realizou às 2 horas da tarde. Completamente lotados seguiram os três caminhões da terra nos trazendo de volta do aeroporto o nosso querido Bispo, que foi alegre e festivamente recebido por todos. De volta da igreja, onde foi acompanhado por todos seguiu para o Ginásio onde ficaria hospedado com o dr. Wilson e sua exma. Esposa.

                        Ali chegado e organizado a mesa declarou aberta a sessão para continuação das formalidades do programa sendo nesta ocasião saudado pelo secretário da prefeitura em nome do Prefeito e do povo dando-lhe amorosamente as boas vindas. Perante tudo e todos, com a maior cordialidade, respeito e amor, tivemos que ouvir a sua autorizada palavra discorrendo e analisando o valor, a necessidade e o proveito da criação e instalação deste estabelecimento de ensino, as bases criadas e executadas pelos grandes obreiros, a começar do casal de professores Coquelin e Diana, pelos batalhadores drs. João d’Abreu e João Rodrigues Leal, pelos cooperadores dr. Wilson e sua digna esposa, pelo grande apoio e cooperação do ex-prefeito Benedito Povoa e continuação do seu imediato Dario Rodrigues Leal, boa vontade dos pais de família e apoio e finalmente que no que lhe couber fez o possível. Terminado este descrição foi dada a palavra a ilma. Professora D. Sulamita Azevedo, que com a sua meiga dócil e autorizada competência e palavra disse do valor ad instrução e necessidade para a criança pois é dela que se forma os futuros membros da sociedade de amanhã. Descreveu com consciência e sabedoria o método e forma deste preparo nem só pelo saber e como pela experiência já colhida no exercício de educadora. Disse: “A criança não erra por maldade e sim por ignorância”.Terminada a sua competente e proveitosa oração de descrição e ensinamentos o sr. Bispo declarou e convidou aos assistentes para as 5 horas da tarde assistirem a benção e o batismo do Ginásio dianopolino o que terminado dirigiram para o local escolhido para edificação da nossa futura Matriz a fim de ser colocado a sua primeira pedra, o que tudo se realizou na melhor ordem, harmonia e amor. Está pois de parabéns a nossa pequena cidade que, com a devida submissão ao nosso Criador vem obtendo por intermédio dos grandes espíritos realizadores, os proveitos para o seu engrandecimento espiritual e material.

                        Dianópolis, 1º de março de 1952.

NOTA: Antes a 26 de fevereiro, aqui chegou em avião especial de Goiânia o exmo. Bispo D. Abel, fiscal geral do ensino, acompanhado de um professor de matemática que vieram fazer parte dos exames de admissão e fiscalizar declarando voltarem satisfeitos com o resultado.

 

AINDA SOBRE A INAUGURAÇÃO DO GINÁSIO:

Transcrito do “Diário de Notícias” de 16 de março de 1952 dito pelo repórter que veio assistir a inauguração. Depois da descrição de sua viagem e do conhecimento que tomou na burocrata (472#27) das verbas destinadas para os melhoramentos do centro(?) como fosse da ligação da Bahia com Goiás por uma rodagem começada em Barreiras e outros melhoramentos que nada se realizou (472#31) disse:

                        “As vésperas do carnaval(?) carioca, o Deputado João d’Abreu representante do Norte de Goiás na bancada federal convidou o repórter para que fosse dar um pulo em sua terra a fim de participar da cerimônia de inauguração do Ginásio na cidade de Dianópolis. Antes de qualquer coisa quero falar algo a respeito deste homem. Simples no seu modo de falar positivo para dizer as coisas que sente, constituiu este parlamentar o braço forte dos goianos que vivem abaixo do paralelo 15 no sentido decrescente(?) da latitude. (473#10) uma seriedade impressionante para as responsabilidades de representar no Palácio Tiradentes o seu povo esquecido e tão cheio de necessidade. Sua vida, pois, está voltada totalmente a solução dos imensos casos que (473#15) atraso os nortistas goianos. Não faz muitos discursos na tribuna porque acha que isto não resolve nada e nem adianta coisa alguma para seu povo. Já fez vários hospitais construiu inúmeros colégios, fez abrir estradas e o que é mais acertado(?) procura levar e fixar nos seus rincões gente moça, advogados, professores licenciados, médicos, renovando e apresentando novos valores.

O MILAGRE.

                        O objetivo da nossa viagem era a inauguração do Ginásio “João d’Abreu” em Dianópolis. O nome da instituição não foi imposição e sim uma questão fechada que o povo do progressista (as suas custas) município achou como dever de reconhecimento fazer.

                        A construção do prédio foi uma epopéia e muito maior a luta desenvolvida para o transporte dos diversos  materiais didáticos e comum.

                        Para que não se diga muito, basta a menção de que até canos de chumbo a “Cruzeiro do Sul” transportou. Não existia estrada trafegável para Dianópolis, nem para outras partes do Norte a não ser meros caminhos de minhocas feitos pela mão dos próprios munícipes. Mas, o milagre dos dianopolitanos lá está funcionando. A festa inaugural foi comovedora: lágrimas nos olhos de moços e velhos, abraços (474#11) de gratidão vozes embargadas pela grande conquista. Numa cidade que conseguiu (474#13) um ginásio pouco antes de o próprio Estado construir um grupo escolar, já em breve dias isto será feito. –Precisa-se de livros-.

                        Anteriormente já havia escolas primárias mais problema da (474#17) dos moços para estudarem nas capitais era um fato a repetir-se todos os anos. Iam-se e não mais voltarão. Agora eles poderão estudar lá mesmo. O que é preciso, porém, é que nós todos do Rio nos solidarizem com esta nova perspectiva dos jovens de Dianópolis lhe enviemos livros para a (474#23) instruírem. Os salões da biblioteca do Ginásio é enorme e comporta muitos livros, portanto, contamos com a colaboração dos leitores esclarecidos. Enviem todos os livros que possam, revistas, material escolar, enfim, tudo que representar uma possibilidade de cultura. A mocidade de Dianópolis está com um apetite insaciável de aprender. E para o trabalho mais completo levem-nos aos balcões da “Cruzeiro do Sul” ou então mandem entregar na rua da Quitanda, 3 – sala 513. Os que assim procederem estarão cumprindo num sentido mais amplo a fraternidade humana. Os primeiros livros serão mandados pelo Repórter“.

 

Pág. 475

AINDA SOBRE O GINÁSIO

 

                        Repercute na imprensa carioca a inauguração do Ginásio “João d’Abreu” em Dianópolis no Norte do nosso Estado.

D. DUTRA

                        Com grande destaque o notável jornal “Diário de Notícias” do Rio noticiou a inauguração do Ginásio “João d’Abreu” em Dianópolis sobre o qual já aqui mesmo escrevi há dias quando descrevia minha viagem ao Norte.

(475#12) obra que hoje se torna uma palpitante realidade para o Norte. Teve suas sementes lançadas em Dianópolis por um casal desta gente voa e esforçada que graças a Deus existe no interior isto ainda por volta de 1935. Funcionava nas pobres instalações de nossas escolinhas do interior a já foi mesmo subvencionado pelo Estado. Ensinava as primeiras letras e conhecimentos gerais, sempre sobre a orientação do Sr. Coquelin Ayres Leal e D. Custodiana Costa Ayres, pessoas que constituem o casal (475#21) que acima referi.

                        Chegando ao conhecimento deles o plano do Deputado João d’Abreu no setor  da instrução dotar a região inicialmente de um Ginásio, a inteligente e hábil direção do então colégio “João d’Abreu” dirigiu ao mesmo o seguinte ofício:

 

 

 

 

                        “Dianópolis, 19 de fevereiro de l951”.

 

Esmo. Senhor Doutor João d’Abreu,

 

                        Chegando ao nosso conhecimento que V. Excia. E outros concidadãos estão delineando os planos para a fundação de um estabelecimento de ensino com o curso ginasial desta zona e, como a efetivação deste plano seria a concretização de velhas aspirações nossas reunimos a Diretoria e Professores do Colégio “João d’Abreu, ora sob a minha orientação, uma sessão extraordinária e nela resolvemos unanimamente conceder a esta nova fundação os direitos(?) que nos são atribuídos da subvenção Federal pelo Orçamento Geral da República para os anos de 1950 e 1951, desde que a nova fundação obedeça e possa cumprir nos seus estatutos as seguintes cláusulas:

a)- Que o Ginásio seja fundado nesta cidade de Dianópolis;

b)- que o novo estabelecimento tenha o nome de Ginásio ou se a legislação o permitir Colégio João d’Abreu;

c)- que funcione junto ao Ginásio um curso anexo que se desdobra em Jardim de Infância, curso primário e curso de admissão;

d)- que os professores deste curso anexo sejam os mesmos que vinham servindo no Colégio João d’Abreu, ou sejam indicados pela atual diretoria e

e)-que o curso anexo funcione no mesmo edifício do Ginásio.

                        Assim, temos a honra de renovar a V. Excia a segurança da nossa gratidão e nossos protestos de distinta consideração.

                        Atenciosamente,

                        Custodiana Costa Ayres

                        Coquelin Ayres Leal”

                       

                        E foi precisamente com este inteligente ofício que Dianópolis ganhou o seu Ginásio. O Dr. João d’Abreu de par com o dianopolitano dr. Leal sobre quem também já escrevi após a construção de um grande e sólido grande e bem instalado edifício para lá levar um casal de bons (477#2) que são um encanto de idealismo tão puro que quase chega a ser ingênuo aja vai inaugurar o Ginásio, o qual em julho será entregue as Irmãs Marculinas e ao Padre João Magalhães.

                        A luta para a instalação do Ginásio ainda este ano valeu uma autentica epopéia em que conforme muito bem disse o Dr. Leal em palestra amigável  a particular luta com todas as suas forças contra o Poder Público que não quer saber de instalar o Colégio naquele fim de mundo... Mas, o certo é que com a boa vontade do único fiscal que se arriscou a assistir os exames de admissão o nosso simpático Bispo D. Abel o Ginásio funcionará.

                        Parabéns, pois, Senhor Coquelin e Senhora, Senhor Deputado João d’Abreu, Senhor João Rodrigues Leal, parabéns Dianópolis...

-“Extraio do “Jornal do Planalto “ de Formosa Estado de Goiás, de 12 de março de 1952.

 

* (477#2) Se refere a página 477 linha 2 do manuscrito "Minha História" que não entendi a palavra ou palavras. Mas ainda estou tentando.