TASSO COSTA JACOBINA - INAUGURAÇÃO DO COLÉGIO JOÃO D'ABREU


Do livro Minha História de Casimiro Costa.

Dada a palavra a quem mais quisesse falar foi pelo estudante Tasso Casimiro Costa Jacobina em nome do seu avô Casimiro Costa feito a seguinte oração:

                        “Senhores,

                        Venho pedir a palavra não para fazer um discurso dos elogios que o caso de que se trata hoje  tanto merece dado a minha incompetência em matéria de instrução e sim para com o reconhecimento de um dos beneficiados com a criação deste estabelecimento de ensino para a mocidade deste centro central do coração do nosso querido Brasil. Agradecer reconhecidamente a criação e instalação do Ginásio João d’Abreu.

                        A criação deste tão precioso quanto proveitoso estabelecimento de ensino é o maior dentre outros milagres que se tem realizado nesta nossa pequena e querida cidade. Disse milagre não considerando como obra do acaso, e sim, de realizações por (467#31) esforços dos seus obreiros.

                        Dianópolis para o seu precioso cultivo intelectual e moral depois de uma revolução que quase fazia desaparecer com os seus princípios de civilização, teve a felicidade de contar com este casal de ilustríssimos professores Coquelin Ayres Leal e Custodiana Costa Ayres, para fazerem o seu levantamento intelectual, social e conseqüentemente  moral com a instrução carinhosa instrutiva educativa e religiosa. Foi este casal que depois de serem professores primário estadual fundaram o proveitosíssimo colégio Dr. João d’Abreu cujo aproveitamento serviu de base para a fundação do hoje ginásio “João d’Abreu”.

                        Senhores, como sabemos, nenhum edifício pode ser levantado sem a base dos seus alicerces por maior boa vontade e competência que tenham os seus obreiros, assim pois, foi baseado nestes princípios e realidade que os ilustres patrícios dr. João d’Abreu e dr. João Rodrigues Leal (468#17) idealizaram e realizaram a fundação do atual Ginásio “João d’Abreu que temos o prazer e gloria de assistir sua instalação e inauguração. Estes grandes obreiros contaram com o apoio e precisa cooperação do nosso dinâmico ex-prefeito Benedito Povoa continuando contaram com o preciso auxilio do seu imediato nosso atual prefeito Dário Rodrigues Leal além da boa vontade e cooperação de todos os pais de família local. Contaram também com a boa vontade do corpo docente dos atuais professores que deixando as suas comodidades nos centros adiantados vieram fazer parte nos princípios do nosso levantamento instrutivo. Contaram ainda e mais que tudo com a cooperação valiosíssima  do nosso querido Bispo D. Alano em tudo que se prendia a sua boa  e fecunda organização, desde o seu corpo docente instrutivo ao religioso, cujos para o bem da humanidade, como ele o sabe e é um dos maiores cultores devem marcharem irmanados. Foi ainda para nosso benefício que ele nos cedeu um Padre efetivo para nossa freguesia e um para Diretor do Ginásio, conseguindo também a vinda de Irmãs Religiosa para professoras e diretora do internato. Estão, pois de parabéns os professores do colégio “Dr. João de Abreu”, com o grande contingente fornecido dos seus alunos pelo exame de admissão, para instalação do Ginásio, prova provada dos seus esforços e competência. Senhores professores Coquelin Ayres Leal e Custoriana Costa Ayres, maiores obreiros da instrução e educação do nossos meio, senhores Dr. João d’Abreu e Dr. João Rodrigues Leal, Exmo. D. Alano, sr. ex-prefeito Benedito Costa Povoa e atual Dário Rodrigues Leal, srs. Professores do corpo docente deste Ginásio srs. Pais de família e mais pessoas que concorrerão para o engrandecimento e levantamento de nossa terra, srs. Hospedes convidados e voluntários que vieram assistir a inauguração deste Ginásio ai fica o meu preito de homenagem e gratidão a todos.

                        Exmo. Sr. Diretor e demais professores do Ginásio “João d’Abreu” ai está a mocidade desta terra para recebera as suas sábias lições e ensinamentos para o caminho a seguirmos com proveito no viver. Exmo. Diretor Padre Magalhães, graças ao Bom Deus, está (469#32) o futuro desta mocidade, a um dos dignos ministros da Igreja que saberá desvia-la da onda maligna que vem contaminando parte da humanidade com desrespeito aos princípios fundamentais da Sagrada Doutrina do nosso meigo Jesus Nazareno.

                        Mocidade Dianopolina, ai estão abertas as portas de um estabelecimento de ensino aos Professores para o seu preciso cultivo, precisando, porém agora é reconhecerem esta necessidade respeitando e acatando as suas sábias lições pessoais e bom exemplo.

                        Terminando, faço votos ao nosso Criador pela felicidade em geral de todos”

Volta