DIANÓPOLIS, 08/07/2003  -   NOTA  À  IMPRENSA  

 


 

 

 

Livro sobre a trajetória de vida de Hagahús Araújo resgata história do jovem estado do tocantins e de goiás

 

Por ocasião das festividades que irão comemorar os 119 anos de Dianópolis  e 50 anos de Fundação do Instituto de Menores da cidade, a serem realizadas no próximo dia 23 de agosto, será lançado o livro “Hagahús Araújo- Uma lição de Cidadania”. Trata-se de  um registro jornalístico da saga  do jovem idealista que fundou o Instituto quando tinha apenas 25 anos de idade e nos 10 anos à frente daquela  obra social fez dela uma referência nacional, no setor. Com 22 anos , Hagahús já havia sido  o mais novo diretor, no país, de Escolas para Menores do antigo SAM, subordinado ao Ministério da Justiça .

Com o golpe militar de 1964, educar crianças no sertão de Goiás era coisa de “subversivo”  e Hagahús chegou a receber ordem de prisão de forças militares que chegaram à cidade de Dianópolis à sua procura, apavorando a população com vôos rasantes e tiros de metralhadora.

O livro traz depoimentos enriquecedores para o resgate da memória politica e social do jovem Estado do Tocantins e de Goiás , com a trajetória de vida de Hagahús, hoje com 75 anos,  como simples cidadão, prefeito, deputado estadual duas vezes por Goiás, secretário de Estado e  deputado federal pelo Tocantins, após a criação do Estado.

 Com  design gráfico simples e  invejável, texto correto e elegante sob a responsabilidade da jornalista e filha do biografado, Iara Araújo Alencar ( que por mais de 10 anos foi repórter da editoria de política do Jornal de Brasília , ex-grupo Jaime Câmara), merecem também  destaques as boas apresentações da obra feitas  pelo governador Marcelo Miranda e pelos  ex- governadores de Goiás ,  Mauro Borges e Otávio Lage. São emocionantes  os relatos de   Hagahús sobre o  que era a região do Tocantins nas décadas de 50,60,70 e 80, os problemas enfrentados por suas comunidades, as dificuldades, falta de estradas etc . Tudo perfeitamente documentado em pronunciamentos,  ofícios e cartas que ele  tão bem redigia e encaminhava às autoridades que dirigiam o Estado e o país. Prefeitos da região, lideranças políticas , ex-alunos do Instituto e simples homens do povo dão testemunhos apaixonantes .

“Hagahús Araújo, uma Lição de Cidadania”, é um  delicioso exercício de como a determinação, a  garra e o  idealismo vencem as adversidades. O governador Marcelo Miranda, lideranças políticas do Tocantins e de Goiás estarão presentes nas homenagens ao amigo Hagahús no próximo dia 23 de agosto.

 

Volta