Coquelim e Diana


 

                    Coquelin Ayres Leal nasceu a 17.09.1894 (Dianópolis-TO), filho de Alexandre José Ayres e Custodiana Leal Ayres. Estudou no Liceu de Goiás (Goiás Velha então capital) e em Salvador-BA onde cursou até o terceiro ano de medicina quando retornou para Conceição do Norte (Conceição do Tocantins). Foi quando conheceu Custodiana Costa,  nascida a 16.01.1902, filha de Casimiro Costa e Anísia Venutiana Leal Costa em 17.09.1916 casaram-se. Era dia do aniversário do noivo.

                    Por temer o Barulho (como ficou conhecido a briga entre a família dianopolitana e a polícia de Goiás) mudaram-se para Barreiras-BA., ocasião em que Custodiana continuou seus estudos. Em 1929 retornaram ao Duro.

                    No Sobrado (onde foram sacrificados os nove reféns no tronco) fundaram uma Escola. Em 1934 o intendente Antônio Póvoa nomeia Coquelin e Diana professores da escola pública, assegurando-lhes pequena remuneração. Em 1938 Coquelin é nomeado prefeito municipal de Conceição do Norte desistindo em seguida por não ter afinidade com a política,  passando a morar na fazenda Uberlândia de sua propriedade.  Com a notícia dada em Dianópolis por Coquelin Leal Costa (cunhado de Coquelin Ayres Leal) da intenção da mudança do casal para Arraias,  chega à fazenda Uberlândia uma comissão composta por Herculina Póvoa Leal Costa, Josélia Wolney Leal Costa, Maria Vivina Fernandes Rodrigues, João Joca Leal Costa, Coquelin Costa Leal e Osvaldo Póvoa (criança na época) representando seu pai Francisco Liberato Póvoa. A comissão é recebida com alegria. Levavam um abaixo assinado do povo dianopolitano. Coquelin e Diana foram para Dianópolis era 23 de junho de 1940. Em 05.07.1940 fundavam o colégio João d´Abreu num casarão de propriedade de Manoel Ayres Cavalcante.

Volta