O homem tem duas mentes

                  

Trataremos neste artigo do sistema mental, essa maravilha da criação humana, que, admiravelmente disposto e configurado, serve ao homem desde os confins abismais da ignorância até as alturas culminantes da Sabedoria.

As duas mentes

Esse sistema é composto de duas mentes perfeitamente equipadas e combinadas em seu funcionamento, destinadas a satisfazer a todas as necessidades e exigências do ente físico ou alma, bem como as do espírito, quando este assume o controle da vida; isso quer dizer que, para o governo de sua vida comum, o homem dispõe de uma mente inferior ou comum, e, para o da vida superior, de uma mente também superior. Ambas são absolutamente iguais em sua constituição, mas não assim em seu funcionamento e prerrogativas. São duas esferas de qualidade, volume e atividade diferentes.

Os grandes pensadores usam a mente superior

Quando o sistema mental é usado pelo ente físico ou alma para assuntos físicos, e estes, por elevados que sejam, não obedecem a precisas demandas da vida superior, a ação desse sistema fica limitada à mente inferior ou comum; quando é o espírito quem o usa, valendo-se dele para encarar os problemas da vida superior em estreita vinculação com o mundo metafísico, é a esfera superior a que toma para si o assunto. Ao mencionar aqui o espírito, referimo-nos à sua existência como verdadeira entidade que rege o destino do ser humano consciente, ao ente superior, que na maioria das pessoas permanece estático, esperando o instante de assumir sua verdadeira função reitora.

Os grandes pensadores usaram e usam a mente superior, mas, ao não se terem aperfeiçoado na consciência dessa realidade, para eles não existe mais que uma única mente, e é total sua despreocupação quanto a este gênero de investigações, que teria podido levá-los à comprovação de um descobrimento tão intimamente ligado ao conhecimento de suas vidas. Não obstante, eles acreditam haver desempenhado igualmente sua função, e nós respeitamos e apreciamos, em todo o seu volume, suas valiosas contribuições. Temos, porém, a esperança de que, num dia não distante, eles voltem os olhos para nossas concepções; saberão, então, dos enormes valores que elas representam para o indivíduo como ser consciente, e não mais será pequeno o número dos que venham a sobressair nas esferas intelectuais do mundo, porque estarão abertos os caminhos para a verdadeira formação do ente pensante, do espírito, nas altas esferas do pensamento criador.

 

(Do livro O Mecanismo da Vida Consciente - González Pecotche)

 

(Conheça a Logosofia, ciência do aperfeiçoamento humano)

Colaboração de Francisco Liberato Costa Póvoa (Ié)

www.logosofia.org.br

     

 

       

Sair