PORTO NACIONAL:  FALTAM NOTÁVEIS FILHOS DA TERRA?

 

CARLOS CAMBLOR SUÁREZ*

ccamblor@uol.com.br

09-02-2009

 

    É surpreendente o que acontece na cidade de Porto Nacional. Apesar de estar entre as mais importantes e antigas do estado do Tocantins, com uma rica história por ter sido um importante centro comercial, com seu porto fluvial outrora movimentado e centro de distribuição para toda a região. Além do pioneirismo cultural com a instalação do Colégio de Frades Dominicanos vindos da França ainda em 1.884; Entre outros fatos que poderiam ser lembrados.

                Mesmo assim, parece que faltam nomes de cidadãos ilustres na sua história que mereçam a honra de serem perpetuados nas obras e monumentos públicos.

                É o que se desprende das recentes inaugurações. A nova rodoviária recebeu o nome do pai do atual governador e ao mesmo tempo secretário de estado, Sr. Brito Miranda. Nada contra o Sr. Brito Miranda, ele pode ser merecedor de muitas homenagens, mas parece mais adequado buscar uma figura histórica que tenha a ver com a cidade do que optar por homenagear os atuais detentores do poder político no estado.

                Mais surpreendente ainda, é a escolha do Sr. Eurico Miranda para dar nome à outra obra, o “Centro de Treinamento”. O Sr. Eurico Miranda, ex-presidente “vitalício” do Vasco da Gama do Rio de Janeiro é uma figura polemica e até folclórica, nem por isso está se duvidando que seja merecedor de homenagens. Mas, dar seu nome a uma obra em Porto Nacional?

                Essa prática tão corriqueira de perpetuar em obras e monumentos o nome de pessoas que, temporariamente se encontram em evidência, sem a prudencial e aconselhável espera que confirme a sua verdadeira magnitude histórica já foi até proibida por lei, mas parece que não vingou. Pior é quando se homenageiam personagens cujo vínculo com a cidade é, no mínimo, questionável. 

                Confesso que desconheço o método que foi utilizado para a escolha destes nomes. Se foi efetuada uma consulta popular, como aconselha a prática democrática e o resultado foi esse, então apesar de estranho, só resta parabenizar os escolhidos.

 

* É engenheiro e reside em Dianópolis

       

Sair